domingo, 7 de outubro de 2012

Raio atinge em cheio um carro em movimento

Parecia uma viagem normal durante um dia normal, e um pouco chuvoso, na Rússia. Mas de repente, a ira dos céus mandou um raio que caiu na estrada e atingiu o teto de um veículo SUV. O incidente deixou o motorista do veículo um pouco atordoado, abalado e, até, um pouco chocado.

Felizmente para o motorista, ele saiu ileso depois de ser atingido por cerca de mil volts. O vídeo do acidente foi postado no YouTube neste mês, e mostra que o motorista continuou dirigindo por alguns segundos, antes de parar.

O motorista saiu ileso do incidente, provavelmente, por causa do metal utilizado no acabamento de seu veículo. Enquanto muitos pensam que a borracha dos pneus poderia agir como um isolante, garantindo a segurança do motorista, é mais provável que o princípio da gaiola de Faraday tenha protegido o homem.

Nesse caso, um objeto feito em grande parte de metal ou rodeado por uma malha de metal pode espalhar a força do relâmpago através de toda a sua superfície, deixando o interior do veículo intocado pela corrente elétrica.

Isto protege os passageiros que se encontram no interior de um avião, e é também semelhante à forma como a tecnologia de microondas funciona - embora, neste caso, a “gaiola” tenha como objetivo evitar que as transmissões de ondas escapem do microondas.

Quando um raio lança um golpe direto, isso pode ser muito perigoso ou mesmo fatal para o homem.


0 comentários:

Postar um comentário

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!