sábado, 1 de dezembro de 2012

A Síria desapareceu por completo da internet

Desde ontem, um país inteiro sumiu da internet. Nenhum dado entra, nenhum dado sai. O apagão aconteceu na Síria, país do Oriente Médio que está atravessando uma Guerra Civil neste momento. Segundo diversos relatos, a rede de telefonia também foi comprometida e ficou inoperante no país.

De acordo com órgãos de monitoramento, todos os 84 blocos de IP atribuídos à Síria saíram do ar ao mesmo tempo. Toda e qualquer tentativa de roteamento para estes endereços resulta em falha. Apenas sites e serviços operando fora do território sírio se encontravam disponíveis ontem. Segundo a Akamai, um dos maiores distribuidores de conteúdo online do mundo, todo o tráfego oriundo da Síria para seus servidores cessou ao mesmo tempo.

A explicação oficial do governo sírio é que os cabos de acesso foram cortados por um ataque terrorista e que o problema atingiu apenas algumas regiões do país. Analistas consideram esta explicação falha, uma vez que a Síria recebe acesso por quatro cabos diferentes, sendo três deles submarinos e a interrupção foi simultânea em todos os canais. Além disso, o problema não foi regional e afetou todo o território sírio.

Segundo a Cloudfare, empresa especializada em segurança e performance de servidores, a explicação mais provável seria uma alteração autorizada nos roteadores principais controlados pela estatal Syrian Telecommunications, principal provedora de acesso no país. Em períodos conturbados de agitação política, outras nações, como Egito e Líbia, já interromperam o acesso total à internet, mas ainda não havia sido visto um apagão desta escala até agora.

0 comentários:

Postar um comentário

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!